[Ensino] Manual definitivo de como escrever uma ótima introdução de artigos científicos

 

Passos Básicos de “Como Escrever uma Introdução”

- Siga sempre uma sequencia lógica na escrita de uma Introdução. O “particionamento clássico” de uma boa Introdução de um trabalho cientifico é constituída por três partes:

- Estruturação (partição esquemática) da Introdução:

Introdução

1° – importância/relevância do estudo/pesquisa;

2° – revisão bibliográfica do assunto a ser estudado/pesquisado;

3° – objetivo(s) do estudo/pesquisa.

Contudo a Introdução deve ser “escrita” de “trás pra frente”, ou seja, primeiro o pesquisador escreve o(s) objetivo(s), em seguida escreve-se acima do(s) objetivo(s) a revisão bibliográfica e, por último, acima da revisão bibliográfica o pesquisador deve escrever sobre a importância/relevância do estudo.

- O primeiro parágrafo com uma (no mínimo), duas ou três frases (no máximo) deve dissertar sobre a importância e relevância (cientifica e/ou pra sociedade) do estudo/pesquisa que se pretende fazer de modo geral e/ou para a localidade/região; Neste primeiro parágrafo deve-se evitar colocar referência bibliográfica, ou seja, escreva com as “tuas palavras” e “conhecimento próprio” adquirido com a leitura da revisão bibliográfica sobre a importância e relevância do estudo/pesquisa que se pretende fazer (se não conseguir utilize uma ou mais referências bibliográficas).

- Os demais parágrafos devem ser sobre as referências bibliográficas lidas, ou seja, sobre estudos/pesquisas publicados em revistas cientificas, congressos, simpósios, monografias de graduação, dissertações de mestrado, teses de doutorado, relatórios de pós-doutoramento, livros, etc.; Caso o teu estudo seja especifico para uma região, siga uma ordem lógica nas citações, ou seja, comece citando estudos em nível mundial (se for o caso, primeiro de países de outros continentes, depois de países da América do Norte e Central e, por fim, da América do Sul), depois cite trabalhos feitos em outras regiões do Brasil, depois da tua região, do teu estado e, por fim, especificamente da localidade/cidade/meso ou microrregião onde esta fazendo o estudo; Dentro desta sequencia espacial, deve-se inserir uma sequencia temporal, por exemplo, quando começar a citar estudos em outros continentes, comece pelo mais antigo e termine no mais recente.

- Para artigos submetidos em revistas cientificas, as referências bibliográficas devem seguir a recomendação internacional de, no mínimo, 70% de suas citações serem oriundas também de revistas cientificas indexadas (dê sempre preferência para revistas cientificas bem avaliadas pelo sistema webqualis da CAPES: http://qualis.capes.gov.br/webqualis/); A classificação de periódicos é realizada pelas áreas de avaliação e passa por processo anual de atualização. Esses veículos são enquadrados em estratos indicativos da qualidade – A1, o mais elevado; A2; B1; B2; B3; B4; B5; C – com peso zero.

- Revistas cientificas internacionais com fator de impacto elevado só aceitam artigos científicos submetidos com, no mínimo, 15 referências (http://www.sapub.org/journal/manuscriptsubmission.aspx) oriundas também de revistas cientificas bem indexadas.

- Se for o caso, os últimos parágrafos (últimas citações referenciadas) da introdução devem ser sobre o tratamento estatístico a ser executado (no mínimo um e no máximo quatro autores).

- Os artigos científicos citados devem ter, de preferência, menos de cinco anos de publicação; quanto mais recente for a publicação citada, melhor é na avaliação do mesmo pela comissão editorial da revistas, pois dá a ideia para o revisor que o autor se baseou no que há de mais novo publicado sobre o assunto.

- O último parágrafo, obrigatoriamente, deve(m) conter(em) o(s) objetivo(s) do trabalho.

- Conforme for montando a introdução, lembre-se sempre de ir referenciando as suas citações nas referências bibliográficas do teu trabalho conforme as normas da revista.

- Atenção para as normas de citação e anotação das referências bibliográficas da revista em que se deseja publicar; a maioria das publicações cientificas brasileiras seguem as normas da ABNT (NRB-6023, de agosto de 2002):

http://www.unesc.net/portal/resources/122/arquivos/normas_referencias.pdf.

- Abreviações de citações em revistas internacionais e nacionais costumam seguir o “World List of Scientific Periodicals”: http://www.lib.umd.edu/guides/scijrnl.html.

- Revistas que fornecem o DOI (“Digital Object Identifier”; http://www.doi.org/) facilitam a identificação e o endereçamento digital do artigo, principalmente no sistema da plataforma Lattes do CNPq (http://lattes.cnpq.br/); contudo o mesmo não pode ser considerado um fator qualitativo da revista.

- A montagem da introdução deve ser o primeiro passo na execução de um trabalho cientifico. Com a leitura de outros estudos/pesquisas já publicadas o pesquisador conseguirá ter novas ideias para melhorar a execução do trabalho que pretende elaborar.

page2image11416

Sugestões para buscas de referências bibliográficas para montar uma boa introdução:

Teses de doutorado, dissertações de mestrado, monografias de especialização e graduação, etc:

Outros sites de buscas:

http://www.periodicos.capes.gov.br/portugues/index.jsp

http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp

http://www.capes.gov.br/

Sugestão importante: Leiam muitos trabalhos científicos publicados antes de finalizar a ideia do estudo/pesquisa que pretende executar.

ESSE ARTIGO É UMA COLABORAÇÃO DO DOUTOR E PESQUISADOR EM GEOCIÊNCIAS FRANCISCO FERNANDO NORONHA MARCUZZO A QUEM AGRADEÇO IMENSAMENTE POR ESSE E VÁRIOS OUTROS CONSELHOS EM MINHA VIDA ACADÊMICA

Ajude-nos a compartilhar conhecimento e fique por dentro das últimas notícias curtindo nossa página no Facebook CLICANDO AQUI ou seguindo-nos no Twitter CLICANDO AQUI. Obrigado!

 

Abraços!

2 Responses to [Ensino] Manual definitivo de como escrever uma ótima introdução de artigos científicos

  1. Diego Tarley says:

    Não gosto muito de receita estrutural de textos, mas essa é uma boa indicação para quem se encontra com dificuldades em começar o texto. Parabéns Murilo!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>