Olá todo mundo!

Hoje vou apresentar pra vocês algo que considero um grande avanço aqui no Estado de Goiás. O SIEG – Sistema Estadual de Estatística e Informações de Geográficas de Goiás é sem dúvida uma iniciativa que todos os governos deveriam ter em seus respectivos estados. Disponibilizar uma base de dados com informações censitárias, ambientais, infraestrutura, geológica e etc é extremamente relevante no que diz respeito a análise espacial do estado. O site disponibiliza os dados de todas as instituições goianas e nacionais que gerem algum tipo de dado geográfico nos formatos de vetor e raster do estado e algumas do país. Há também a possibilidade de visualizar essas infomações através do SIG online do site baseado na plataforma I3Geo. Veja na figura abaixo como é simples de baixar um dado. Basta escolher o tipo do dados, depois o tema e por fim o recorte espacial. É muito intuitivo!

Outra coisa legal que você pode encontrar no SIEG é links para vários outros sites e blogs pertinentes dentro das Geotecnologias, inclusive esse blog que você está lendo agora! =D O SIEG está sobre a coordenação do Geógrafo Carlos Cristovão que tem muito conhecimento em geotecnologias e, por isso, podemos esperar ainda boas novidades para esse portal.

Não deixe de conferir. O site é sem dúvida uma grande iniciativa que se seu município ou estado não têm você poderia fazer um projeto e propor a implantação de um, que tal?

Acesse o SIEG aqui ou em qualquer uma das imagens acima.

Abraços!

Murilo Cardoso


Murilo Cardoso

Murilo Cardoso é Geógrafo e Analista em Geoprocessamento. Considerado um dos 3 melhores profissionais do ano de 2017 na área de Geotecnologias. Mais de 50 artigos publicados na área. Escreve sobre o assunto desde 2010. Diretor da empresa de cursos em geotecnologias que mais cresce no Brasil, a AcadGEO e Analista em Geoprocessamento em uma das empresas de engenharia ambiental mais tradicionais do país, a DBO Engenharia. Natural de Goiânia. Tiete de Douglas Adams, Steve Jobs e Albert Camus

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *