[Geotecnologias] Manual definitivo de como fazer um ótimo mapa no ArcMap (ArcGIS)

Olá todo mundo!

Nesse tutorial, estarei demonstrando como se representa no mapa algo (municípios por exemplo) com números indicando-os na legenda na sequência número e  nome (Exemplo: 01 – Campo Grande). Uma imagem vale mais do que mil palavras então vou começar pelo final. Nosso produto é algo similar a figura a baixo. Note os números sobre o mapa representando cada município sendo indicado na legenda.

No passo a passo de como fazer esse mapa irei demonstrar como colocar elementos importantes para a legenda do mapa, como rosa dos ventos, legenda, escala e etc.

Abrindo (importando) um vetor (ADD DATA)

Primeiro, abra os shapes (vetores) que você utilizará para fazer seu mapa. Clique no botão com um quadradinho amarelo com um mais (+) preto em cima ou vá em File > ADD data. Irá abrir outra janela na qual você localizará seu vetor, ou vetores, e depois de selecioná-los clicar em OK. Faça isso quantas vezes for necessário até que você tenha todos os vetores que utilizará no para a elaboração de seu mapa.

Ps: Para abrir raster (imagens) o procedimento é o mesmo. A diferença é que quando você for adicionar a imagem você não poderá utilizar o atalho “duplo clique” pois isso abrirá as bandas da imagem. Nesse caso, selecione a imagem e clique em OK.

Clipar (recortar ou delimitar)  um vetor utilizando outro vetor (CLIP)

Nesse tutorial, como já foi dito, faremos o mapa de municípios do Mato Grosso do Sul. Então eu abri dois vetores, o mapa de municípios do Brasil (Fonte: IBGE) e o limite do estado no Mato Grosso do Sul (Fonte: IBGE). Como iremos precisar apenas dos municípios do Mato Grosso do Sul iremos recortar os municípios do vetor dos municípios do Brasil utilizando o limite do estado do Mato Grosso do Sul, para isso utilizaremos a ferramenta clip do arcgis encontrada em ARCTOOL BOX > Analysis Tools > Extract > Clip. A figura abaixo mostra a caixa que abrirá após clicar em clip. Nessa caixa no primeiro espaço (Input Features) coloque o shape que quer delimitar, nesse caso os municípios. No segundo espaço o limite (Clip Features), nesse caso o estado do MS. Em output feature class escolha o local e dê um nome para o novo arquivo que será criado.

Depois de seguir os passos até aqui você já terá sua área delimitada. Nesse caso, um novo shape apenas com os municípios do MS.

Editando a Tabela

Para abrir a tabela de atributos clique com o botão direito em cima do shape que quer editar e vá em Open Attribute Table como mostra a figura abaixo. Nesse caso iremos abrir a tabela para criar um novo campo (add field) É bom ressaltar que não há como criar um novo campo com o editor (que iremos falar mais pra frente) ligado.

 Depois que a tabela estiver aberta você deve ir em options para adicionar um novo campo. Como mostra a figura a seguir.

A seguir irá abrir a seguinte janela na qual você irá colocar o nome do novo campo (Name) e o tipo da variável (Type). A variável remete aos tipos de caracteres que iremos usar. Nesse caso como iremos trabalhar com números iremos utilizar a variável do tipo Double.

PORQUE NESSE NOVO CAMPO ESTAMOS COLOCANDO NÙMERO?

Bem, estamos colocando número nesse novo campo porque esse é o campo dos números que irão aparecer no seu mapa. Entretanto para criar um campo novo para qualquer fim a ideia é essa mesma ;D

A tabela provavelmente ficará dessa maneira (pelo menos o novo campo já que cada shape tem atributos diferentes) como mostra a figura abaixo

Usando o editor

Para ligar o editor é muito simples (se ele não estiver em sua barra de ferramentas ative-o clicando com o botão direito na barra de ferramentas e clique em “editor”) vá em Editor > Start Editing e selecione o shape que quer editar. A figura abaixo mostra o que fazer.

Com o editor ligado, clique com o botão direito na shape a ser editada e abra sua tabela. Se estiver tudo certo você irá notar que agora sua tabela tem a figura de um lápis no lado direito do botão Options. Agora, é o grande truque desse tipo de legenda. No nome dos municípios coloque o número ao qual corresponde cada um. Esse sequência será definida por você. Por exemplo: 01 – Cuiabá. Note que separei com hífem o número do nome do município. Pois bem, na mesma linha, no novo campo que você criou número, coloque o número correspondente ao município daquela linha. No caso específico dessa tabela coloquei o número em um campo que já existia, como você pode notar abaixo o nome da coluna que utilizei é CODUF, a sua vai se chama, se você estiver seguindo esse tutorial a risca, NUMERO. O importante, nesse caso, é que tenha esses dois campos, o nome do município com o seu número e nome e o campo do número com o número correspondente.

PS: Nos números que estarão no campo do nome do município você deve colocar um zero antes dos números de 1 a 9, pois se não, em sua legenda o ARCGIS irá colocar os municípios nessa sequência: 1, 10, 2, 20… se você tiver mais de 99 municípios então vocÊ deve colocar DOIS ZEROS antes, dessa forma: 001 – Cuiabá, 002 – XXXX ,003 – YYYY. Outra coisa, no campo do número ele não vai aceitar colocar o zero a esquerda dos números por causa que definimos a variável como double. Caso você queira colocar o número no mapa como na legenda você deve na hora de criar o novo campo defini-lo como texto. Mas, não aconselho colocar no mapa os números assim pois o mapa ficará mais carregado.

Feito tudo isso, vá novamente em editor > save editing e depois editor > stop editing;

Organizando os Dados

Depois da tabela editada, clique com o botão direito sobre o shape do qual você editou a tabela e vá em propriedades, ou dê dois cliques sobre o shape. Vá na aba symbology e em field value selecione o campo onde estão os nomes com os números. Depois cliquer em add all values (mais em baixo na mesma tela) isso irá abrir todos os nomes dos municípios provavelmente cada um com uma cor diferente.

Coloque a mesma cor (essa será a cor do seu mapa) para todos clicando duas vezes sobre o a palavra Heading que está acima dos nomes dos municípios (que está em azul na figura acima). Isso irá abrir uma outra janela na qual você irá selecionar Fill Color a cor do preenchimento do município e em outline color a cor da linha de contorno. Entre esses dois existe a caixa outline width na qual você irá escolher a espessura da linha. Nesse caso coloque 1 ou vá aumentando e fazendo testes pra ver se fica melhor com a linha um pouco mais grossa. Confira a figura abaixo.

Clique em OK até fechar todas as sub-janelas.

Duplicando o Shape

Para poder colocar a legenda sem que apareçam os quadradinhos referentes a cor de cada município, que nesse caso é a mesma pra todos você terá que fazer uma cópia da sua shape. Clique com o botão direiro sobre ela e clique em copy. Como mostra a figura a seguir.

Depois, para colar a cópia clique com o botão direito em cima de layer depois em paste, como mostra a figura a seguir.

Renomeie esse shape copiado com qualquer nome, por exemplo: Legenda, e depois siga os mesmos passos que você fez para colocar todos os municípios da mesma cor só que dessa vez, nesse shape copiado, coloque tudo sem cor.

Ativando a Edição do Mapa

Com a tabela e o shape preparados iremos partir par a edição do layout do mapa. Para ativar essa opção vá em View > Layout View como mostra a figura abaixo.

Note que irá aparecer dois retângulos em volta de seu mapa. O menor é o limite de seu mapa que pode ser aumentado ou diminuido. O maior é o limite da folha, ou seja, o limite do mapa nunca pode ultrapassar esse limite. Ajuste esses limites de forma que caiba as legendas, o título e etc. Mas, isso pode ser ajustado e reajustado o tempo todo.

Colocando a Legenda

Para colocar a legenda em seu mapa vá em insert > legend como mostra a figura abaixo

Irá abrir a seguinte tela na qual você irá escolher os elementos que aparecerá na legenda, nesse caso, o nome dos municípios com os números. Escolha o shape que você copiou que deve estar com o nome de LEGENDA. Note que a tela está dividida em dois quadrados. O da esquerda irá mostrar todos os seus shapes e o da direita os que estarão na sua legenda. Veja que entre eles há setas. É nela que você irá mudar os shapes de lugar. As setas duplas tiram ou colocam todos os shapes de uma vez. As setas do lado direito são para você editar a posição dos icones na legenda. As setas com traço jogam para primeiro (cima) ou último (baixo).

Agora clique em avançar, na proxima tela você dará um “nome para legenda” que pode ser legenda mesmo. Eu não costumo colocar o nome legenda.

Clique em avançar até que todas as telas sumam.

O que você deve ter por enquanto, seguindo esse passo até aqui, é algo parecido com a figura abaixo

Ps: Enquanto você passa as telas vá observando o que cada uma faz. Em breve irei detalhar melhor como editar mais as legendas. Mas, uma coisa que você pode fazer é modificar o tamanho e o tipo da fonte conforme o seu gosto.

Encaixe a legenda no lugar desejado.

Ps 2. Se por acaso aparecer atributos na legenda que você não quer que apareça, como o nome da shape. Clique uma vez na shape, para selecioná-la (Ela irá ficar azul provavelmente) e depois de 2 ou 3 segundos clique de novo. Agora apague o nome dela. Apague mesmo! E aperte enter. Pronto, note que agora o nome dela sumiu de lá.

Ok, até agora você deve ter em seu layout um mapa com limites da área e a legenda numerada.

INSERINDO LABEL (Rótulo)

Para inserir os números sobre o mapa (números que correspondem ao nome daquele local na legenda) você deve clicar com o botão direito do mouse sobre o shape que está desenhado no mapa, não aquele que você criou um cópia depois renomeou para legenda, e ir em propriedade. Ou então dar dois cliques nesse shape. Depois vá em Labels (na barra de cima da janela de propriedades) e em LABEL FIELD selecione o campo NUMERO que você criou para colocar o número. Depois de selecionar o campo com os número clique na caixinha LABEL FEATURES IN THIS LAYER, isso irá habilitar para aparecer os números no mapa. Veja na figura abaixo.

Uma boa dica para que o seu label apareça de uma forma mais apresentável, por assim dizer, clique em symbol nessa mesma janela e depois vá em mask e habilite clicando em Halo. Em size escolha o tamanho da “máscara”.

Depois clique em OK até todas as janelas sumirem e aparecerem os números sobre o mapa.

Inserindo a Rosa dos Ventos

Para colocar a rosa dos ventos é muito simples. Vá em Insert > North Arrow… e na caixa que se abrirá escolha a rosa dos ventos que deseja e clique em OK.

Inserindo Escala

Para inserir a escala vá em Insert > Scale Bar

Na janela que se abrirá clique em proprerties. Vai abrir outra janela na qual você vai definir qual o sistema de medidas da área. Nesse caso iremos escolher Kilometers que você irá selecionar em Division Units e escrever km em Label (Aqui é o que vai aparecer na legenda ex: 10 km).

Clique em OK e depois em OK de novo.

Você pode ajustar a legenda diminuindo e aumentando ela.

Inserindo o GRID

Para inserir o Grid, clique com o botão direito sobre a caixa em que está o seu mapa e vá em properties…vá em GRID e clique em New Grid. Observe as figuras abaixo.

Na primeira janela você irá definir como você quer o seu GRID. Nesse caso iremos utilizar a primeira opção, que é o sistema de coordenadas baseado em graus tendo como referências os meridianos e paralelos. Clique em avançar.

Na próxima tela, você irá definir a aparência do seu grid. Em Appearence você tem três opções a primeira, de cima pra baixo, é apenas o tracinho com a sua referente coordenada. A segunda são os mesmo tracinhos mas com pontos (ou cruz) espalhadas pelo mapa se referindo a coordenada. A terceira coloca linhas verticais e horizontais sobre seu mapa. Eu normalmente escolho a primeira opção. Em intervals, você irá definir qual será o tamanho em graus de seu grid. Isso vária com o tamanho da sua área. Aqui iremos colocar de 1 em 1 grau. Clique em avançar.

Clique avançar até aparecer de novo a tela abaixo na qual você irá clicar em proprerties

Em labels, vá em label e deixe marcado só Top e Left. Isso fará com que só apareçam os números do lado esquerdo (left) e em cima (top). Isso ajuda para seu mapa não ficar visualmente poluído. Em font e size escolha sua fonte e tamanho da fonte respectivamente. Eu sugiro, caso seu mapa seja para algum artigo, que você coloque o tamanho 12 ou 14, pois assim se você precisar diminuir seu mapa o grid irá aparecer bem. Em label orietation marque left para que ele fique na horizontal. Agora clique no botão Additional Proprerties nessa mesma janela.

Na janela que se abriu desmarque as caixas em que está escrito show zero. Isso fará com que os zeros não apareçam os zeros de minutos e nem segundos.

Finalize clicando em OK até voltar a tela do mapa.

Adicionar Texto

Para adicionar um texto com as informações de sistema de coordenadas, datum, elaborção, fonte e etc vá em insert > text.

Clique duas vezes sobre a caixinha que foi criada para abrir uma outra caixa na qual você irá digitar suas informações.

Inserindo Título

Para inserir o título vá em insert > title e proceda da mesma forma de inserir texto para escrever o título.

Pois bem, se tudo deu certo o que você deve ter é algo parecido com o mapa abaixo. Então clique em File > Export Map.

Escolha o formato em format (eu aconselho PNG) e o nome e local de salvar.

Pronto!

Espero que vocês tenham conseguido algo assim…

Qualquer dúvida coloque qual parte você não conseguiu fazer aqui em comentário ou pelo e-mail murilo.cardoso@me.com.

No mais, espero que todos consigam.

Dúvidas e susgestões deixe em comentários.

Ajude-nos a compartilhar conhecimento e fique por dentro das últimas notícias curtindo nossa página no Facebook CLICANDO AQUI, obrigado!

Abraços!

Murilo Cardoso

59 Responses to [Geotecnologias] Manual definitivo de como fazer um ótimo mapa no ArcMap (ArcGIS)

  1. [...] acessar o tutorial completo clique AQUI Gostar disso:GostoSeja o primeiro a gostar disso [...]

  2. [...] acessar o tutorial completo clique AQUI Gostar disso:GostoSeja o primeiro a gostar disso [...]

  3. [...] acessar o tutorial completo clique AQUI Gostar disso:GostoSeja o primeiro a gostar disso [...]

  4. [...] acessar o tutorial completo clique AQUI Gostar disso:GostoSeja o primeiro a gostar disso [...]

  5. Excelente Tutorial, parabéns pela iniciativa…..

  6. Excelente Tutorial, parabéns pela iniciativa…..

  7. Anderson says:

    O mais simples e explicativo tutorial de arcgis, recomento compartilharem esse tutorial pessoal!

  8. Anderson says:

    O mais simples e explicativo tutorial de arcgis, recomento compartilharem esse tutorial pessoal!

  9. Saulo says:

    Murilo ficou muito massa esse Tutorial, vai ajudar uma galera com certeza, que as vezes perdem muito tempo nesses passo de montagem e não se dedicam muito a trabalhar as demais ferramentas do Arcgis que o tornam tão “fudido”…rs Parabéns!

    • Murilo Cardoso says:

      Muito obrigado, Saulo! O arcgis as vezes causa repulsa nas pessoas, mas, como sabemos, é um software muito simples de usar =D Abraço!

    • Murilo Cardoso says:

      Muito obrigado, Saulo! O arcgis as vezes causa repulsa nas pessoas, mas, como sabemos, é um software muito simples de usar =D Abraço!

  10. Saulo says:

    Murilo ficou muito massa esse Tutorial, vai ajudar uma galera com certeza, que as vezes perdem muito tempo nesses passo de montagem e não se dedicam muito a trabalhar as demais ferramentas do Arcgis que o tornam tão “fudido”…rs Parabéns!

  11. Lucijane Monteiro de Abreu says:

    Excelente trabalho. Parabéns a equipe.

  12. Lucijane Monteiro de Abreu says:

    Excelente trabalho. Parabéns a equipe.

  13. helton says:

    Murilo… Parabens pelo tutorial… você conseguiu unir de forma clara e simples as principais funcionalidade do arcgis voltadas para a construção de layouts.

    • Murilo Cardoso says:

      Obrigado, Helton. Fiz esse tutorial pensando em como eu gostaria que um tutorial fosse quando eu procurasse por um. Sou aprendiz tb e as vezes pego tutoriais que precisam de outros tutoriais para decifra-los =D

    • Murilo Cardoso says:

      Obrigado, Helton. Fiz esse tutorial pensando em como eu gostaria que um tutorial fosse quando eu procurasse por um. Sou aprendiz tb e as vezes pego tutoriais que precisam de outros tutoriais para decifra-los =D

  14. helton says:

    Murilo… Parabens pelo tutorial… você conseguiu unir de forma clara e simples as principais funcionalidade do arcgis voltadas para a construção de layouts.

  15. valeu Murilo.
    Você resumiu o que agente aprende na matéria de geoprocessamento de forma prática.
    Isso é maravilhoso! hehehe

  16. valeu Murilo.
    Você resumiu o que agente aprende na matéria de geoprocessamento de forma prática.
    Isso é maravilhoso! hehehe

  17. Lucas Lemos Brum says:

    Excelente Tutorial.

  18. Lucas Lemos Brum says:

    Excelente Tutorial.

  19. Luiz says:

    Olá, Primeiramente queria agradecer a disponibilização desse tutorial e também gostaria de esclarecer uma dúvida. Como faço para incluir aquele mapa do Brasil com o estado marcado?

    • Murilo Cardoso says:

      Luiz, para vc colocar um mapa como aquele, basta vc clicar com o botão direito dentro do layout que vc está criando e ir em copy e depois clicar com o botão direito fora e clicar em paste. Vc vai copiar o mapa que vc está fazendo. Contudo, nesse novo mapa que vc criou vc abre o shape de localização que precisxar e redimenciona o tamanho. Qualquer dúvida estou a disposição.

    • Murilo Cardoso says:

      Luiz, para vc colocar um mapa como aquele, basta vc clicar com o botão direito dentro do layout que vc está criando e ir em copy e depois clicar com o botão direito fora e clicar em paste. Vc vai copiar o mapa que vc está fazendo. Contudo, nesse novo mapa que vc criou vc abre o shape de localização que precisxar e redimenciona o tamanho. Qualquer dúvida estou a disposição.

  20. Luiz says:

    Olá, Primeiramente queria agradecer a disponibilização desse tutorial e também gostaria de esclarecer uma dúvida. Como faço para incluir aquele mapa do Brasil com o estado marcado?

  21. Fernando Lourenço Jr. says:

    Murilo, excelente tutorial. A minha única dúvida é como você fez para o mapa do brasil ficar no canto e já marcando a região destacada ( no caso, o mapa dos municípios d Mato Grosso do Sul).

    • Murilo Cardoso says:

      Olá, Fernando. No comentário acima do seu estou explicando exatamente isso para o Luiz. Qualquer dúvida volte a entrar em contato. Grande abraço!

    • Murilo Cardoso says:

      Olá, Fernando. No comentário acima do seu estou explicando exatamente isso para o Luiz. Qualquer dúvida volte a entrar em contato. Grande abraço!

  22. Fernando Lourenço Jr. says:

    Murilo, excelente tutorial. A minha única dúvida é como você fez para o mapa do brasil ficar no canto e já marcando a região destacada ( no caso, o mapa dos municípios d Mato Grosso do Sul).

  23. Michele says:

    Olá Murilo. Por favor veja se vc sabe como me ajudar: No meu Arcgis, quando eu abro o ExportMap, só aparece na tela a parte onde os arquivos vão ser salvos. É como se nessa figura que vc colocou pra mudar o formato, na minha fosse cortada, não aparece a parte cinza de baixo com os botões de salvar/cancelar, muito menos o de opções. Já desistalei e re-intalei e não voltou a aparecer. Não sei onde mexi.
    Obrigada desde já!

    • Murilo Cardoso says:

      Michele, olá! Creio que tenha a opção “Opções >” no canto inferior esquerdo da janela que aparece depois que você escolhe o exportar mapa. Veja se você acha. Qualquer coisa fique a vontade para perguntar. Abraço!

    • Murilo Cardoso says:

      Michele, olá! Creio que tenha a opção “Opções >” no canto inferior esquerdo da janela que aparece depois que você escolhe o exportar mapa. Veja se você acha. Qualquer coisa fique a vontade para perguntar. Abraço!

  24. Michele says:

    Olá Murilo. Por favor veja se vc sabe como me ajudar: No meu Arcgis, quando eu abro o ExportMap, só aparece na tela a parte onde os arquivos vão ser salvos. É como se nessa figura que vc colocou pra mudar o formato, na minha fosse cortada, não aparece a parte cinza de baixo com os botões de salvar/cancelar, muito menos o de opções. Já desistalei e re-intalei e não voltou a aparecer. Não sei onde mexi.
    Obrigada desde já!

  25. Erika says:

    Olá, gostaria de saber se vc possui algum tutorial para registro de imagens de satélite.

    • Murilo Cardoso says:

      Não fiz nenhum ainda. Mas, você encontrará otimos tutoriais sobre isso nos blogs andersonmedeiros.com e geotecnologias.wordpress.com =D

    • Murilo Cardoso says:

      Não fiz nenhum ainda. Mas, você encontrará otimos tutoriais sobre isso nos blogs andersonmedeiros.com e geotecnologias.wordpress.com =D

  26. Erika says:

    Olá, gostaria de saber se vc possui algum tutorial para registro de imagens de satélite.

  27. Alessandro Alvarenga Pereira da Silva says:

    Olá, queria saber se você fara um tutorial como esse do Quantum Gis

  28. Alessandro Alvarenga Pereira da Silva says:

    Olá, queria saber se você fara um tutorial como esse do Quantum Gis

  29. vcbahia says:

    Amigo, dê alguma dicas para craker o programa. Não cosnigo fazer funcioná-lo.

    • Murilo Cardoso says:

      Meu, caro. Infelizmente, não posso lhe dar esse tipo de dicas. Lhe aconselho a comprar uma licença do arcgis para estudantes, que custa menos de 300 reais ou ir para os softwares livres. No caso dos softwares livres eles fazem a mesma coisa, são leves e tem muitos tutoriais pela internet. Abraços!

    • Murilo Cardoso says:

      Meu, caro. Infelizmente, não posso lhe dar esse tipo de dicas. Lhe aconselho a comprar uma licença do arcgis para estudantes, que custa menos de 300 reais ou ir para os softwares livres. No caso dos softwares livres eles fazem a mesma coisa, são leves e tem muitos tutoriais pela internet. Abraços!

  30. vcbahia says:

    Amigo, dê alguma dicas para craker o programa. Não cosnigo fazer funcioná-lo.

  31. Murilo says:

    Boa tarde Murilo Cardoso,

    gostaria de saber se tem como reamostrar uma nuvem de pontos (coordenadas) no arc gis. Estou com um documento de 4 GB de pontos, mas é muita informação, vai além do que eu preciso, então gostaria de diminuir esta nuvem. Se for possível, gostaria de saber como também. Obrigado.

    • Murilo Cardoso says:

      Murilo, não entendi muito bem sua dúvida. Você tem 4gb (muita coisa) em pontos que já abrem geolocalizados no Arcmap, certo? Francamente, não sei se entendi ao certo o que é um nuvem de pontos.

    • Murilo Cardoso says:

      Murilo, não entendi muito bem sua dúvida. Você tem 4gb (muita coisa) em pontos que já abrem geolocalizados no Arcmap, certo? Francamente, não sei se entendi ao certo o que é um nuvem de pontos.

    • Renato says:

      OLá, realmente 4 gb de pontos é muita coisa… mas vc pode clipar o shp de pontos isolando a área de interesse, ou mesmo add um campo na tabela de atributos e inserir um valor específico para os pontos que lhe interessam. Depois vc pode separar pela simbologia escolhendo apenas o atributo que vc definiu para os pontos e pronto!
      Só aparecerão os pontos que vc selecionou e incluiu na lista.

      Vish… acho que fui rápido demais! Se tiver dificuldade ou mesmo não souber onde estão as informações acima, manda um e-mail pra mim com um print mostrando mais ou menos que pontos vc precisa e eu faço um tutorial pra te ajudar…

    • Renato says:

      OLá, realmente 4 gb de pontos é muita coisa… mas vc pode clipar o shp de pontos isolando a área de interesse, ou mesmo add um campo na tabela de atributos e inserir um valor específico para os pontos que lhe interessam. Depois vc pode separar pela simbologia escolhendo apenas o atributo que vc definiu para os pontos e pronto!
      Só aparecerão os pontos que vc selecionou e incluiu na lista.

      Vish… acho que fui rápido demais! Se tiver dificuldade ou mesmo não souber onde estão as informações acima, manda um e-mail pra mim com um print mostrando mais ou menos que pontos vc precisa e eu faço um tutorial pra te ajudar…

  32. Murilo says:

    Boa tarde Murilo Cardoso,

    gostaria de saber se tem como reamostrar uma nuvem de pontos (coordenadas) no arc gis. Estou com um documento de 4 GB de pontos, mas é muita informação, vai além do que eu preciso, então gostaria de diminuir esta nuvem. Se for possível, gostaria de saber como também. Obrigado.

  33. Luan Ariel Freisleben says:

    Muito bom! Me ajudou bastante. Só não estou conseguindo importar a Tabela do Excel. Está dando um erro. Saberias me dizer o porque disso? Abraços!

  34. Luan Ariel Freisleben says:

    Muito bom! Me ajudou bastante. Só não estou conseguindo importar a Tabela do Excel. Está dando um erro. Saberias me dizer o porque disso? Abraços!

  35. Luan Ariel Freisleben says:

    Boa Noite…Eu estava tentando carregar os dados de uma tabela, erroneamente, em cima de uma já aberta…agora inseri manualmente os dados e ocorreu tudo certo. Muito Obrigado de qualquer forma!

    • Murilo Cardoso says:

      Que ótimo, cara! Qualquer coisa que eu puder ajudar, estou a disposição. Abraço!

      • Luan Ariel Freisleben says:

        Murilo…agora mais um dúvida! haha…como eu faço para deixar o contorno dos municípios mais visíveis? No caso do meu Shape (estado de SC) eles estão cinza e gostaria de deixá-los na cor preta. Obrigado e abraços

      • Luan Ariel Freisleben says:

        Murilo…agora mais um dúvida! haha…como eu faço para deixar o contorno dos municípios mais visíveis? No caso do meu Shape (estado de SC) eles estão cinza e gostaria de deixá-los na cor preta. Obrigado e abraços

    • Murilo Cardoso says:

      Que ótimo, cara! Qualquer coisa que eu puder ajudar, estou a disposição. Abraço!

  36. Luan Ariel Freisleben says:

    Boa Noite…Eu estava tentando carregar os dados de uma tabela, erroneamente, em cima de uma já aberta…agora inseri manualmente os dados e ocorreu tudo certo. Muito Obrigado de qualquer forma!

  37. Grande Murilo,
    Vou te dar uma dica: O que acha de transformar esse super tutorial em um “e-book” gratuito?
    Te garanto que seria um sucesso de público.
    Abraço!

  38. Grande Murilo,
    Vou te dar uma dica: O que acha de transformar esse super tutorial em um “e-book” gratuito?
    Te garanto que seria um sucesso de público.
    Abraço!

  39. Grande Murilo,
    Vou te dar uma dica: O que acha de transformar esse super tutorial em um “e-book” gratuito?
    Te garanto que seria um sucesso de público.
    Abraço!

  40. Grande Murilo,
    Vou te dar uma dica: O que acha de transformar esse super tutorial em um “e-book” gratuito?
    Te garanto que seria um sucesso de público.
    Abraço!

  41. Roberto Brum Corrêa says:

    Murilo, obrigado pelo tutorial.

    Entretanto, na minha tabela não apareceu o lápis para que eu possa alterar os dados de uma tabela. Você poderia me informar como consigo alterar a tabela? Consegui incluir a coluna, mas na hora de digitar na célula não consegui. Estou no ArcGis 10, ativei o “Edit” como você ensinou. abraços. Roberto

    • Murilo Cardoso says:

      Olá, Roberto. O procedimento é ativar o start editing, selecionar o shape ao qual pertence a tabela que você quer editar e abrir a tabela e edita-la. Você selecionou o shape certo?

      • Roberto Brum Corrêa says:

        Murilo, acho que o shape que selecionei está certo. Estou no shape dos municípios do Maranhão. A tabela está exatamente como você descreve no tutorial, ativei o start editing, incluí uma coluna na tabela. Mas na hora de aparecer o lápis ao lado do campo options, não tem. Outro fato observado por mim é que nem existe o campo “options” na tabela, quando eu fiz “add field” foi item localizado no canto superior esquerdo da tabela, que deve ser a mesma função options que você informou.
        Então pode ser que o “lápis” esteja em outra localização que até agora eu não encontrei. Será que pode ser isso?
        abraços.

        • Murilo Cardoso says:

          Bom, tenta editar do mesmo jeito. Se não der, eu não sei exatamente o que é. O arcgis 10 pode ter mudado isso. Vou dar uma olhada aqui pra ver se consigo algo.

          • Roberto Brum Corrêa says:

            Murilo, consegui!!!! eu que havia feito besteira. Eu tinha que ter apertado start editin novamente!! obrigado. abraços.

          • Roberto Brum Corrêa says:

            Murilo, consegui!!!! eu que havia feito besteira. Eu tinha que ter apertado start editin novamente!! obrigado. abraços.

        • Murilo Cardoso says:

          Bom, tenta editar do mesmo jeito. Se não der, eu não sei exatamente o que é. O arcgis 10 pode ter mudado isso. Vou dar uma olhada aqui pra ver se consigo algo.

      • Roberto Brum Corrêa says:

        Murilo, acho que o shape que selecionei está certo. Estou no shape dos municípios do Maranhão. A tabela está exatamente como você descreve no tutorial, ativei o start editing, incluí uma coluna na tabela. Mas na hora de aparecer o lápis ao lado do campo options, não tem. Outro fato observado por mim é que nem existe o campo “options” na tabela, quando eu fiz “add field” foi item localizado no canto superior esquerdo da tabela, que deve ser a mesma função options que você informou.
        Então pode ser que o “lápis” esteja em outra localização que até agora eu não encontrei. Será que pode ser isso?
        abraços.

    • Murilo Cardoso says:

      Olá, Roberto. O procedimento é ativar o start editing, selecionar o shape ao qual pertence a tabela que você quer editar e abrir a tabela e edita-la. Você selecionou o shape certo?

  42. Roberto Brum Corrêa says:

    Murilo, obrigado pelo tutorial.

    Entretanto, na minha tabela não apareceu o lápis para que eu possa alterar os dados de uma tabela. Você poderia me informar como consigo alterar a tabela? Consegui incluir a coluna, mas na hora de digitar na célula não consegui. Estou no ArcGis 10, ativei o “Edit” como você ensinou. abraços. Roberto

  43. Roberto Brum Corrêa says:

    Ok, Murilo. Continuarei tentando editar. Obrigado pela força. Se conseguires alguma novidade, favor me avisar. abraços.

  44. Roberto Brum Corrêa says:

    Ok, Murilo. Continuarei tentando editar. Obrigado pela força. Se conseguires alguma novidade, favor me avisar. abraços.

  45. Moisés Rodrigues says:

    Murilo eu vou estudar esses exemplos e tentar resolver o meu problema com o arcgis 9.3.

  46. Moisés Rodrigues says:

    Murilo eu vou estudar esses exemplos e tentar resolver o meu problema com o arcgis 9.3.

  47. Lucas Lima says:

    Salvou meu nobre,
    Tava quebrando a cabeça pra fazer essas legendas em número!
    Valeu, abraço

  48. Lucas Lima says:

    Salvou meu nobre,
    Tava quebrando a cabeça pra fazer essas legendas em número!
    Valeu, abraço

  49. [...] com dois, principalmente, ArcMap e Quantum GIS. Eu
    sou um apaixonado e super entusiasmado com o Quantum GIS. Gosto da
    interface [...]

  50. [...] com dois, principalmente, ArcMap e Quantum GIS. Eu
    sou um apaixonado e super entusiasmado com o Quantum GIS. Gosto da
    interface [...]

  51. [...] 2 [Geotecnologias] Manual Definitivo de como Fazer um Ótimo Mapa no ArcMap (ArcGIS)  [...]

  52. [...] 2 [Geotecnologias] Manual Definitivo de como Fazer um Ótimo Mapa no ArcMap (ArcGIS)  [...]

  53. murilo arantes says:

    Excelente tutorial… esse e os outros também….. parabens pelo seu esforço e dedicação…pena que só hoje eu vi!!!

  54. murilo arantes says:

    Excelente tutorial… esse e os outros também….. parabens pelo seu esforço e dedicação…pena que só hoje eu vi!!!

  55. rivelino says:

    gostaria de saber se tem como atualizar o arc globe

  56. rivelino says:

    gostaria de saber se tem como atualizar o arc globe

  57. [...] Manual definitivo de como fazer um ótimo mapa no ArcGIS [...]

  58. [...] Manual definitivo de como fazer um ótimo mapa no ArcGIS [...]

  59. Elias says:

    Olá,
    Muito bom seu tutorial.
    Segui seu tutorial utilizando como limite o RS. Quando inseri a legenda com os nomes dos municípios ficaram todos numa mesma coluna. Como faço para os municípios aparecerem em mais de uma coluna na legenda?

  60. Elias says:

    Olá,
    Muito bom seu tutorial.
    Segui seu tutorial utilizando como limite o RS. Quando inseri a legenda com os nomes dos municípios ficaram todos numa mesma coluna. Como faço para os municípios aparecerem em mais de uma coluna na legenda?

  61. Antonio Diego says:

    Excelente tutorial Murilo ! Parabéns!

  62. Antonio Diego says:

    Excelente tutorial Murilo ! Parabéns!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>