Olá à todos!

      Hoje vamos falar sobre o programa Um Computador por Aluno (UCA), ou One Laptop per Child (OLPC). Como você bem sabe, as geotecnologias estão intrinsecamente ligadas ao computador, certo? Então, isso por si só já é um bom motivo para tratarmos sobre esse assunto aqui. Os computadores desse programa não são meramente laptops de baixo custo. São computadores pensados para tornar o seu manejo intuitivo por parte dos alunos. O sistema operacional (SO) é o SUGAR, baseado em linux. Esse SO foi produzido exclusivamente para esse sistema e vai contar com alguns softwares embutidos que compreendem todas as disciplinas do ensino básico. A criação desse programa teve a participação, entre outros, do Dr. Seymour Papert. Se você é estudante de alguma área da educação conhece esse senhor como o inventor do construcionismo e autor do excelente livro “A Máquina das Crianças: Repensando a Educação na Era da Informática”. Como um grande entusiasta pela “morte” do livro didático, pelo menos da forma como ele é usado hoje, acho a ideia de termos computadores nas mãos de crianças e professores o futuro do ensino. Para isso, é preciso refletir o que sabemos sobre o UCA/OLPC além de que é um programa para trazer computadores para dentro das salas de aula? Será que isso realmente resolve as coisas? Veja bem, simplesmente colocar nas mãos de alunos e professores computadores seria como colocar ferramentas nas mãos de macacos (com o perdão da palavra, senhores macacos). Se não houver toda uma estrutura de programas de computador voltada à isso e programas de auxílio aos professores com metodologias de como utilizar esses recursos, isso será, mais uma vez, dinheiro do contribuinte jogado fora. Porque no papel fica tudo muito bonito, assim como os números de analfabetismo no Brasil que o governo ressalta todo ano que está diminuindo, mas na prática, na realidade, não é bem assim que as coisas são, ou serão. Por exemplo, aqui em Goiânia, temos salas de informática em quase todas as escola municipais. E adivinha? Elas quase não são usadas. Isso quando não estão trancadas. Presenciei isso em visitas a algumas escolas. Lamentável! Se educadores não pensarem nisso e se dedicarem a melhorar a educação, esses computadores do programa Um Computador por Aluno serão como essas salas de informática. Em breve estarei mostrando como funciona o computador do UCA/OLPC para que você já tenha ideia dos recursos disponíveis nesses computadores. Pois, pensando na prática como esses computadores podem realmente potencializar o processo de ensino e aprendizagem poderemos fazer com que esse projeto não seja apenas mais um elefante branco.

Você pode baixar uma versão do SUGAR clicando AQUI.

Ajude-nos a compartilhar conhecimento curtindo nossa página no Facebook CLICANDO AQUI, obrigado!

Abraços!

Murilo Cardoso


Murilo Cardoso

Murilo Cardoso é Geógrafo e Analista em Geoprocessamento. Considerado um dos 3 melhores profissionais do ano de 2017 na área de Geotecnologias. Mais de 50 artigos publicados na área. Escreve sobre o assunto desde 2010. Diretor da empresa de cursos em geotecnologias que mais cresce no Brasil, a AcadGEO e Analista em Geoprocessamento em uma das empresas de engenharia ambiental mais tradicionais do país, a DBO Engenharia. Natural de Goiânia. Tiete de Douglas Adams, Steve Jobs e Albert Camus

Ivan · às

Ótimo post! Realmente acho o assunto extremamente interessante!! Quanto ao que vc falou das salas de informática, em São Paulo acontece a mesma coisa, há salas equipadas com ótimos equipamentos em quase todas as escolas, entretanto muitas delas permanecem fechadas, infelizmente.

Já no que se refere ao Seymour Papert, vou pesquisar mais sobre ele… achei bem interessante também.

Eu me interesso bastante pelo tema que você aborda! Para falar a verdade tenho um blog que aborda semelhante assunto, chama-se ConnectionGeo… vou adicionar o seu no link nele!

Abraços!

    Murilo Cardoso · às

    Ivan, muito obrigado pelo seu comentário! Fiz o blog principalmente para esse tido de conversa e discussão acontecer. Estamos vivendo uma era e a escola está estacionada em outra era há tempos. Obrigado por compartilhar sobre seu blog. Acaba de ganhar um “cliente”.

    Grande abraço!

    mantenha contato!
    Ps: Caramba! Nosso blogs são idênticos…juro que não copiei rs

      Ivan · às

      Já ia comentar isto: nossos blogs são idênticos mesmo, desde o tema até o “slogan”… também juro que não copiei!

      Pode deixar que manterei contanto com certeza, também ganhou um “cliente”!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *